Clareador, Antioxidante e Anti idade
O assunto que nunca irá calar é o que diz respeito as manchas.
Estima-se que cinco a seis milhões de pessoas sejam afetadas nos Estados Unidos por essa doença1. Geralmente as mulheres são as mais afetadas com problemas relacionados as hiperpigmentações por conta dos hormônios luteinizante progesterona que podem estar envolvidos, pois o melasma aparece ocasionalmente em mulheres que fazem uso de anticoncepcionais, não aparece em mulheres após menopausa e também está relacionado à gravidez2. A teoria mais aceita é de que a radiação ultravioleta cause a peroxidação dos lipídeos da membrana celular, com conseqüente formação de radicais livres, os quais estimulam os melanócitos a produzir melanina excessiva resultando na hiperpigmentação cutânea.1
A forma mais eficiente de se prevenir as manchas é fazer uso diário de filtro solar e produtos antioxidantes. No caso da mancha já estabelecida é necessário usar despigmentantes mas nunca esquecendo dos filtros solares. A opção terapêutica mais utilizada é a hidroquinona que inibe a tirosinase (enzima que dispara o processo de formação de mancha), outra possível ação é a de destruição de melanócitos (células que produz melanina) e degrada os melanossomas (estruturas que armazenam melanina). Apesar dos benefícios para o tratamento da hipercromia, também é sabido do efeito citotóxico da hidroquinona que dificulta o seu uso e por isso tem motivado muitas pesquisas de ativos que ofereçam o efeito clareador da hidroquinona de forma segura e não irritativa.
Nessa publicação estaremos falando da Emblica, um ativo extraído da fruta Phyllanthus emblica (Emblica oficinallis), planta que graças as suas propriedades antioxidante e anti-aging vem sendo usa há milhares de anos na Índia. Os ingredientes bioativos encontrados na Emblica são: Emblicanin A, Emblicanin B, Pedunculagin e Punigluconin. Em seu mecanismo de ação evidencia um efeito clareador devido suas propriedades. Excelente inibidor do ferro, que quando depositado em excesso apresenta uma coloração acinzentada na pele. A Emblica liga-se ao ferro e cobre liberados pela ação solar e impede a formação da coloração. Bom inibidor da peroxidase/ H2O2 controlando a oxidação da pele formando uma cascata antioxidante de largo espectro. É um fraco inibidor da tirosinase. A Emblica age apenas nas manchas de pele causada por raios UV.
Em estudo clínico recente, foi comprovado a eficácia da Emblica em diminuir a intensidade das manchas. Um estudo comparativo com a Hidroquinona x Emblica a 2% demonstrou sua capacidade de um clareamento visível da pele após 6 semanas de aplicação. Baseado nos resultados deste estudo é possível concluir que a Emblica é tão eficiente quanto a Hidroquinona a 2% no clareamento da pele.
A Emblica também possui uma atuação antiaging bem interessante, inibe a atividade da matriz metaloproteinase (enzima que degrada colágeno), inibe a colagenase, estimula proteínas não colanogênicas, estimula glicosaminoglicanas (estrutura que dá suporte ao colágeno) e reduz linhas finas superficiais da pele.
A concentração ideal de uso:
0,1 – 0,5% como antioxidante;
0,5 – 1,0% antiidade;
1,0 – 2,0% clareador.
Pode ser utilizado em formulações, inclusive para área dos olhos como clareador e preventivo de olheiras. Importante respeitar o pH na faixa de 6,0 a 6,5 e considere, a Emblica, é incompatível com o cobre e ferro.
Ao meu ver é mais uma grande cartada para tratar as manchas que nos abre um leque de associações. Afinal podemos combinar a Emblica com outros despigmentantes que possuam o mesmo grau de segurança e desta forma estaremos potencializando o efeito. Vale a pena perguntar ao dermatologista de nossa confiança qual a melhor forma de aproveitarmos esses benefícios. Um estudo publicado no Anais Brasileiro de Dermatologia em outubro de 2010 fala sobre a Associação de emblica, licorice e belides como alternativa à hidroquinona no tratamento clínico do melasma1.
Quero agradecer a Dra. Erika Segato Gaia, farmacêutica da Farmácia Fórmula Magistral que me forneceu material sobre a Emblica.
Fonte de pesquisa:
1- http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0365-05962010000500003&script=sci_arttext
2- Lemma Supply Solutios
3- http://www.dermage.com.br/dermage/paginas/estudo-Emblica.pdf
Oi Silvana, gosto muito de acompanhar seus artigos. Obrigada pelas informações.
Obrigada Renata, fico lisonjeada por sua consideração.
Um forte Abraço
[...] Emblica – uma grande cartada para tratar as manchas 2 Comments [...]
[...] Emblica – uma grande cartada para tratar as manchas 3 Comments [...]
Ela serve para manchas pós-inflamatórias??
Olá Caroline,
A Emblica é excelente para manchas pós-inflamatória, principalmente por seu potencial antioxidante que irá neutralizar a ação oxidativa do processo inflamatório. Agradeço a sua participação.
Um forte abraço,
Boa noite gostaria de saber de Silvana se posso misturar,
a Emblica com o àcido kojico, qual a quantida dos dois
juntos se puder, se possivel mim expliquem, desde já
obrigada.Abraços
Tenho melasma, gostaria de saber se a Emblica pode ser associada a algum ácido no clareamento de manchas.
moro em Salvador e tá difícil controlar as manchas mesmo usando filtro solar. Anacélia
Olá Nice
A concentração usual da Emblica varia entre 1,0 a 2,0% os estudos refere-se ser eficiente contendo 1% para sardas/manchas e em outro estudo mostrou eficiente o uso de 2% em voluntários (hispânicos, asiáticos e africanos), mostrou eficiente em comparação com hidroquinona 2%. Já o Ácido Kójico a concentração varia entre 1 a 3%. Na literatura não mensura incompatibilidade entre a Emblica e o Ácido Kójico e você utilizar os dois juntos respeitando as concentrações usuais. A literatura também fala que adcionar AHA`s na fórmula potencializa a ação da Emblica. Agradeço por sua participação e espero ter contribuído.
Um forte abraço,
Olá Anacélia,
Você pode sim usar ácidos com a Emblica, inclusive na literatura, diz que a sua ação é potencializada com o uso de AHA´s, nesse caso, sugiro que você use o Ácido Mandélico, pois ele é um AHA de cadeia longo, atributo que lhe confere mais segurança no seu caso de morar em uma região que o clima é muito quente. Agradeço por sua participação e espero ter contribuído.
Um forte abraço,
Oii, gostei muito de saber sobre essa planta pois meu bumbum está levemente mais escuro que minha pele normal, acho que por eu ser morena clara.. gostaria de saber se ela pode resolver esse tipo de manchas, pois se sim irei levar a ideia a consulta com o dermatologista que marquei
Olá Mayara,
A Emblica é uma excelente opção para usar no seu caso, pois além de clarear, não vai sensibilizar já que é uma área que sofre muito atrito e a chance de escurecer as manchas é grande. Outro ponto positivo é que seu dermatologista pode associar outros despigmentantes na formulação. Obrigada por sua participação e espero que tenha contirbuido.
Um forte abraço,