Célula-tronco é um tipo especial de célula que tem uma capacidade única de renovar-se a si própria e a dar origem a tipos celulares especializados.
Uma célula-tronco permanece “descompromissada” até receber um “sinal” para se desenvolver em uma célula especializada. Sua capacidade proliferativa, combinada com a habilidade de tornar-se especializada, fazem dela uma “célula singular, única”. É uma célula do embrião, do feto ou do adulto que tem, sob certas condições, a capacidade de se autoduplicar por longos períodos ou no caso de célula-tronco adulta, durante toda a vida do organismo.
Células-tronco embrionárias (ESC) e células-tronco germinativas (EGC), embora sejam ambas Totipotentes, tem características diferentes e não parecem ser equivalentes. Célula-tronco adulta é uma célula indiferenciada, encontrada em tecidos diferenciados (especializados), como o sangue. Pode gerar tipos de células especializadas do tecido do qual se origina, assim como pode renovar-se a si mesma. Pode originar também tipos celulares característicos de outros tecidos. Ex: Células-tronco hematopoiéticas da medula óssea são capazes de se diferenciar em células sangüíneas, células imunes, ou em neurônios.
Fonte: