Quero compartilhar nessa publicação as vantagens de uma substância que possui amplo benefício para nossa saúde, o Resveratrol, ele tem despertado muito interesse dos pesquisadores que os tem estudado e comprovado a sua eficácia em tratamentos desde o câncer, doenças cardiovasculares, anti-idade até no combate a acne.
O Resveratrol é uma fitoalexina, um polifenol, produzido naturalmente por várias plantas sob o ataque de patógenos como bactérias ou fungos e radiação UV. Possui uma série de efeitos benéficos à saúde, tais como atividade antiviral, anticancerígeno, neuroprotetor, antienvelhecimento e efeitos anti-inflamatórios.
No caso das uvas, sua estação produtiva ocorre em épocas muito quente e apesar das suas folhas se posicionarem formando uma barreira protetora dos cachos da incidência direta da luz solar, existe uma necessidade de um componente antioxidante tão eficaz quanto o Resveratrol a fim de combater os efeitos nocivos da radiação solar.
O Resveratrol é encontrado principalmente na casca em uvas muscadine, e também nas sementes. A quantidade encontrada na casca da uva também varia de acordo com o cultivo, a sua origem geográfica, exposição e infecção fúngica.
Atua como antioxidante natural protege o organismo contra doenças. Contribui na prevenção de doenças cardiovasculares, diminui a taxa de colesterol, retarda o envelhecimento e melhora gota e artrite.
Seus efeitos são potencialmente iguais ou superiores ao da restrição calórica e da atividade física. Acredita-se que o mesmo estimula as Sirtuínas (enzimas reguladoras dos mecanismos de longevidade), que diminuem a ação de vários genes, o que contribui para evitar doenças. Além de ativar a produção de mitocôndrias (geradoras de energia), que aumentam a resistência física.
Resveratrol Ajuda a combater a acne
Uma Equipe de Cientistas Norte-Americanos descobriu que um composto encontrado nas uvas e vinho tinto também pode oferecer benefícios no combate contra a acne.
Cientistas da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), realizaram uma pesquisa com o intuito de verificar se as propriedades antioxidantes do Resveratrol, benéfica ao coração, seria igualmente eficiente ao tratamento da acne.
Ao combinar o antioxidante com Peróxido de Benzoíla, um medicamento comum no tratamento da acne, os pesquisadores descobriram que o Resveratrol melhorou a capacidade da medicação de acabar com a acne ao inibir o crescimento de bactérias causadoras de espinhas.
O Resveratrol atua impedindo a formação de radicais livres, que causam danos às células e aos tecidos. O Peróxido de Benzoíla, contudo, possui em sua formulação um oxigênio de radical livre que interfere no crescimento e reprodução da bactéria anaeróbica, Propionibacterium acnes.
O mais interessante, é que na teoria, os dois compostos juntos deveriam se anular mutuamente, mais os pesquisadores descobriram que ao contrário, os elementos na verdade, trabalhou em conjunto no combate da bactéria: enquanto um combateu agressivamente, o outro ofereceu efeitos antibacterianos prolongados. ” Foi como combinar o melhor dos dois, oferecendo um ataque de duas frentes às bactérias”, explicou a autora Jenny Kim.
Para essa pesquisa, os cientistas cultivaram colônias da bactéria causadora da acne Propionibacterium e acrescentaram diversas concentrações de Resveratrol e Peróxido de Benzoíla. Descobriram que, enquanto o Peróxido de Benzoíla sozinho conseguiu matar as bactérias em todos os níveis de concentração, observaram que o efeito não durou mais que 24 horas.
Quando aplicado isoladamente, o Resveratrol, ele não conseguiu matar as bactérias de forma tão eficiente quanto o Peróxido de Benzoíla, mas inibiu o crescimento de novas bactérias durante um longo período. Porem, quando os dois são aplicados em conjunto, a combinação provou ser a mais eficaz no que diz respeito à redução da contagem de bactérias, segundo o estudo. Os resultados foram publicados no periódico Dermatologia e Terapia.
Fonte:
www.brazilbeautynews.com
www.viafarmanet.com.br