8 de Junho de 2015, um dia em que a união fará a força ao cumprimento dos direitos das promotoras da beleza, dia em que as esteticista estarão promovendo uma manifestação em prol da regulamentação da profissão de estética e cosmética.
Neste ato a categoria espera juntar manisfestantes de todo Brasil e grandes empresas do segmento da beleza como Cosmobeauty, Peel Line, Samana, DGM Eletrônica, Biomarine, entre outras, manisfetaram seu apoio com o movimento nas redes sociais incentivando a aderência ao movimento.
Para regulamentar uma profissão é necessário um projeto de lei que traga em seu texto as características da profissão, através do relato das habilidades e competências que os profissionais exercem. Esse relato deve estar de acordo com a formação oferecida para se exercer a profissão, não trazendo técnicas que não estejam contempladas no conteúdo curricular das instituições.
No projeto deve estar incluído também a criação dos conselhos federal e regionais da profissão. Após o projeto ser aprovado na câmara, no senado e sancionado pela presidência a profissão estará regulamentada, sendo criado o Conselho Federal, que terá a responsabilidade de regular as atividades profissionais, emitindo resoluções que complementarão, ajustarão e decidirão as novas normas profissionais e aos conselhos regionais caberá a fiscalização do exercício profissional.
O PROJETO DE LEI Nº 959, DE 2003 dispõe sobre a regulamentação das profissões de Técnico em Estética e de Tecnólogo em Estética é o que almeja que seja vigorado e é possível conhecer os detalhes no site Esteticistas Unidas do Brasil, www.esteticistasunidos.com.
“Atentos e preocupados com essas mudanças em nosso universo de trabalho, no dia 19 de setembro de 2005 uma corrente intitulada ESTETICISTAS UNIDOS REGULAMENTAÇÃO JÁ, começou a ser divulgada pela internet, convocando os profissionais a assumirem o compromisso de lutar por seus direitos, na expectativa de sensibilizar o Legislativo, a fim de que promovam a efetiva votação e aprovação da regulamentação das profissões de Técnico, Tecnólogo e, mais recentemente, Bacharel em Estética e Cosmetologia. ”
A falta de regulamentação tem trazido prejuízos, injustiças e insegurança, e a solução para todos esses problemas, se chama REGULAMENTAÇÃO. Várias cidades do pais estarão participando desta manifestação e na página do Facebook MUTIRÃO REGULAMENTAÇÃO – 2015 – ESTÉTICA E COSMÉTICA é possível saber os principais pontos de encontro das cidades participantes do mutirão na segunda, 08 de junho.
Fonte: