Não dá para se falar de cuidados da pele sem pensar no uso da Vitamina C, atualmente é o ativo, vitamina, alimento, com atuação mais significativa para nossa pele. A vitamina C é o antioxidante mais abundante no organismo, especialmente na pele. É conhecida a importância do ácido L-ascórbico tópico como eficiente neutralizador dos radicais livres.
Os benefícios dessa importante vitamina vem sido desvendados desde longa data, os primeiros relatos do uso tópico da vitamina C são de cerca de 30 anos atrás. Imai e colaboradores (1967) utilizaram creme de fosfato de ácido ascórbico a 3%.
Conforme uma matéria publicada aqui no blog, a Vitamina C é capaz de vencer a capacidade proliferativa reduzida dos fibroblastos dérmicos de indivíduos idosos (78-93 anos), assim como aumentar a síntese de colágeno em níveis similares de recém-natos (3 a 8 dias de vida), ou seja, uma atividade produtiva da substância de sustentação da pele similar ao de um recém-nascido. A Vitamina C também é conhecida por sua ação clareadora, revitalizante e antioxidante e você pode saber mais sobre esses benefícios conferindo a matéria Vitamina C.
Mas o que precisamos levar em conta sobre a substância Vitamina C (ácido ascórbico), que ela é rapidamente oxidada quando exposto ao ar e não é suficientemente estável para ser aplicado de forma tópica. Portanto, a Vitamina C não é encontrada pura nos cosméticos, apesar de muitas empresas de cosméticos usarem essa abordagem.
Não há derivados do Ácido Ascórbico que demonstrem atividade maior do que o próprio, mas devido à dificuldade de estabilização do ácido ascórbico, vários derivados mais estáveis foram desenvolvidos e apesar da estabilidade tenha sido conseguida em muitos deles, o resultado de melhora da pele não era alcançado por conta de muitos fatores, como o peso molecular, pH, veículo e percentagem do derivado ascórbico.
Entre os derivados do Ácido Ascóbico utilizado em cosméticos os mais utilizados, são os Ésteres e o Ascorbil Fosfato de Magnésio possuem boa estabilidade, mas possuem baixa capacidade de atravessar o estrato córneo. O ascorbil 6-palmitato, por exemplo, embora penetre a pele, é ineficiente em sua conversão para o ácido L-ascórbico, a forma ativa da vitamina C.
Em um estudo foi verificado que a concentração de 20% foi a responsável pelo nível máximo de vitamina no tecido. Por razões desconhecidas, concentrações acima desse valor resultaram em diminuição dos níveis teciduais do ácido ascórbico.
E por que Somos apaixonados por essas Vitamina C?
Dentro do conceito que sabemos sobre a Vitamina C e as possibilidades de sinergia entre princípios ativos, pesquisamos no mercado os produtos que contenham a melhor apresentação, na sua melhor forma, que disponibilize a Vitamina C a nível celular. Confira abaixo o que reunimos das melhores Vitamina C do mercado e se apaixone também!
Bio Nano C da Bioage
Gel clareador facial com Vitamina C, além de auxiliar no clareamento de manchas, realiza rejuvenescimento facial, aumenta a luminosidade e elasticidade da pele. Garantindo uma pele mais jovem e saudável, atenuando rugas e linhas de expressão. Contém Nanocápsulas de Vitamina C (4%), Ácido Hialurônico, Ultraspheres de Retinol, Uréia, Polpa de Acerola.
Vantagens dessa combinação de ativos: A Vitamina C que aqui utilizada é a Ascorbil Fosfato de Magnésio, derivado do Ácido Ascórbico que possui boa estabilidade e nesse caso está em nanocápsula que garantem a penetração da Vitamina C em até 12 horas. Os outros ativos oferecem hidratação como o Ácido Hialurônico e a Uréia, a Ultraspheres de Retinol na pele se converte em Vitamina A promovendo a renovação celular, conferindo firmeza e preenchendo as rugas finas. Já a Polpa de Acerola é o fruto mais rico em Vitamina C.
Nanoderme Vitamina C 15% + Ácido Ferúlico 30ml da Árago
Nanoderme é uma Vitamina C a 15% totalmente estabilizada com a avançada tecnologia das nanoesferas, partículas 100 vezes menores que os espaços intercelulares da pele. Promove maior permeação e disponibiliza a Vitamina C de forma mais gradativa e profunda; associada ao Ácido Ferúlico, clareador e inibidor da formação da melanina através de barreiras nas membranas celulares que associados à Vitamina E e Polifenóis, oferecem excelente ação antiage e antioxidante.
Ativos: Nanosferas Vitamina C, Ácido Ferúlico e Vitamina E.
Vantagens dessa combinação: Neste caso é o tetraisopalmitato de ascorbila, a vitamina C na forma de éster, a vantagem é que ela é lipossolúvel facilitando a penetração, em uma concentração de 15% é um diferencial importante, combinada com o Ácido Ferúlico e a Vitamina E, forma uma potência antioxidante o qual estudos demonstraram um efeito significativo na redução de eritema de pele induzido pela exposição à luz ultravioleta protegendo e reestruturando a pele, deixando-a mais fortalecida.
Skin C Tônus Plus 30g da Samana
Alia o poder revigorante da Vitamina C a ativos que promovem incremento na hidratação e auxilia na melhora da circulação sanguínea e oxigenação, detoxificando a pele. O uso diário de Skin C Tônus Plus mantém a hidratação, diminui rugas e linhas de expressão e previne o envelhecimento da pele.
Ativos: Vitamina C, Flavonóides com ação antifadiga e Moléculas Tensoras
Vantagens desta combinação: Utiliza a Vitamina C (Ácido Ascórbico Glicosilado) que é a vitamina C (ácido ascórbico) estabilizada com glicose que quando aplicado na pele uma enzima presente na pele, age no Ácido Ascórbico Glicosilado e libera gradualmente a vitamina C. Os flavonóides antifadiga e as moléculas tensoras evidenciam a ação antiage da Vitamina C.
Skin C Fluido Facial Antiage 50ml da Samana
Atua na redução de rugas, linhas de expressão, e, melhora o viço e luminosidade. Após a aplicação, a superfície cutânea torna-se imediatamente mais hidratada e renovada. Para resultados mais efetivos, pode ser associado à eletroterapia.
Ativos:Nano Vitamina C 20%, Vitamina E, Ácido Ferúlico e Ácido Hialurônico
Vantagens dessa combinação: Neste caso a Vitamina C de nanopartículas facilitando a penetração, em uma concentração de 20% é um diferencial importante, combinada com o Ácido Ferúlico e a Vitamina E, forma uma potência antioxidante o qual estudos demonstraram um efeito significativo na redução de eritema de pele induzido pela exposição à luz ultravioleta protegendo e reestruturando a pele, deixando-a mais fortalecida e contém o Ácido Hialurônico para reforçar o potencial antiage.