A Aromaterapia é uma ciência que estuda as substâncias aromáticas, os óleos essenciais são os ativos dessa terapêutica. Muito utilizada na estética por oferecer resultados surpreendentes em procedimentos faciais e corporais, em tratamentos complexos como celulite, gordura localizada, rejuvenescimento, ou até mesmo, na limpeza de pele.
No dia 15 de agosto de 2016, o Osmólogo Prof. Fernando Amaral, estará apresentando no 1.º SIMPÓSIO ESTÉTICA INTEGRADA COM NUTRIÇÃO, AROMATERAPIA E NUTRACÊUTICOS, o tema TERAPIA INTEGRATIVA DA AROMATERAPIA APLICADA NA ESTÉTICA, essa publicação é um dos tópicos extraído do livro TÉCNICAS DE APLICAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS, TERAPIAS DE SAÚDE E BELEZA escrito por Fernando Amaral.
Convém ressaltar óleos essenciais são substâncias vivas com comportamento específicos assim, existem algumas restrições a serem conhecidas e respeitadas tanto para as misturas de óleos essenciais como para as bases de diluição, as doses, as técnicas e o tempo de aplicação. Por isso, o ponto mais importante na aplicação dos óleos essenciais consiste em saber misturá-los, dosá-los e aplica-los, tanto que nisso reside a estrutura da aromaterapia, com seus quatro pilares – dosar, misturar, diluir e aplicar – detalhados a seguir.
1) Dosar. Inclui saber quais são as proporções de cada óleo essencial dentro da estratégia de tratamento, priorizando-se o efeito de cada óleo essencial na proporção do objetivo esperado. Se o tratamento for cicatrizante, por exemplo, óleos essenciais com tal propriedade devem aparecer em maior proporção.
2) Misturar. Inclui saber quais óleos combinam entre si e quais as bases adequadas para a técnica a ser utilizada, podendo elas variar entre creme neutro, óleos vegetais, argilas, vapor de ozônio e compressas com água, entre outras.
3) Diluir. Inclui saber qual é a quantidade de óleo adequada para a base escolhida e misturá-los na seguinte ordem: primeiro, os óleos essenciais; depois, os óleos vegetais ou creme neutro. Quando se prescindir da utilização de uma base, os óleos essenciais devem apenas ser misturados e aplicados conforme a técnica escolhida.
4) Aplicar. Inclui ter domínio sobre a técnica de aplicação e saber por quanto tempo e com qual frequência se deve adotá-la para a obtenção do resultado pretendido.
Conhecendo bem esses quatro pilares, o profissional estará apto a desenvolver um trabalho seguro e eficiente!
Conteúdo extraído do livro: TÉCNICAS DE APLICAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS, TERAPIAS DE SAÚDE E BELEZA de autoria do Osmólogo Fernando Amaral pela Editora Cengage Learning.
1.º SIMPÓSIO ESTÉTICA INTEGRADA COM NUTRIÇÃO, AROMATERAPIA E NUTRACÊUTICOS, para inscrever-se, CLIQUE na imagem abaixo: