Substâncias de origem vegetal já são consagradas no uso cosmético pela sinergia que possuem com a nossa pele e o organismo como um todo, pois a sua via de penetração encontra portas abertas em um ambiente seletivo com função de barreira como a pele. O avanço da tecnologia, a busca por novos ingredientes tem crescido nos últimos tempos em função da necessidade de resultados mais eficazes, seguros e a associação de substâncias de origem vegetal, nesse contexto, tem o seu lugar conquistado.
O estudo de plantas carnívoras não é algo recente, muito pelo contrário, o botânico Charles Darwin (1809-1882), foi o primeiro cientista a fornecer evidencia experimental detalhada de diversas plantas carnívoras. No ramo dos cosméticos, um ativo muito interessante é extraído de uma planta carnívora, o Adipo-Trap® que tem despertado muito interesse por atuar como remodelador corporal.
Adipo-Trap® é um ingrediente ativo derivado do Sundew (Drosera ramentacea), planta carnívora caracterizada por fito-complexos com duas principais peculiaridades moleculares: secreção polissacarídica adesiva e metabólitos secundários com propriedades anti -inflamatórias e bioativas.
Extraído dos tecidos que constituem os flagelos da planta carnívora Sundew, composto por ácidos fenólicos, naftoquinonas e flavonóides que possuem atividade anti-inflamatória. Sua extração é feita pelo processo de bioliquefação, sem uso de solventes, através de extração enzimática, permitindo que o ativo fique mais biodisponível.
As plantas carnívoras, como as Sundews, têm sido usadas durante séculos na medicina tradicional devido às características peculiares dos fitocomplexos específicos que essas plantas desenvolveram.
Alguns pesquisadores demonstraram que os flavonóides, como a quercetina, hiperosideo, e a isoquercetina, extraídos da Sundew, foram capazes de inibir a elastase, uma enzima proteolítica que age sobre o colágeno IV, e a elastina na matriz extracelular, envolvida em algumas doenças degenerativas e inflamatórias, de neutrófilos humanos.
Produtos derivados da Sundew são também muito interessantes para diversas aplicações cosméticas devido aos seus efeitos antiinflamatórios.
Estas mucilagens são constituídas de ácidos polissacarídeos de alto peso molecular, fator crítico na produção das propriedades adesiva e obstáculo para a penetração na pele. Alguns tratamentos hidrolíticos estritamente controlados foram realizados de modo a atingir tamanhos moleculares específicos para estes tipos de polissacarídeos, a fim de permitir-lhes alcançar as camadas inferiores da pele e atuar com o suporte de biomateriais para melhorar as condições de pele afetada pela celulite.
Em testes realizados com o Adipo-Trap® comprovou a capacidade de reduzir o acúmulo de gordura durante a adipogênese, o processo de diferenciação de pré-adipócitos para adipócitos. Outro estudo comprovou que o Adipo-Trap® foi capaz de reduzir o acúmulo de gordura nos adipócitos durante o processo de adipogênese, e reduziu o tamanho dos adipócitos, mostrando seu efeito de lipólise.
Adipo-Trap® reduziu a circunferência da coxa em 1,4 cm em apenas 2 semanas, e 1,6 cm em 4 semanas, portanto, é capaz de agir rapidamente na redução da gordura subcutânea, tendo assim uma ação emagrecedora e de remodelação.
O Adipo-Trap® pode ser também utilizado em fórmulas para área dos olhos, pois com o envelhecimento, a flacidez da pálpebra inferior leva à formação de “eye bags”, bolsas de gordura na região infraorbital. Mudanças na matriz extracelular, perda de colágeno e elastina causam a perda da estrutura de suporte e elasticidade.
O Adipo-Trap® atua na adipogênese com efeito lipolítico em adipócitos maduros, consequente na redução das bolsas de gordura e melhora da firmeza da pele na região periorbital.
Indicação do Adipo-Trap®
– Redução da celulite e dor associada a ela.
– Remodelador e emagrecedor.
– Redução das bolsas de gordura na região infraorbital.
O Adipo-Trap® se enquadra em uma nova categoria, a de COSMÉTICOS VIVOS e a Embrafarma distribui esse ativo no Brasil. Na área de cosméticos profissionais, a ADCOS, Samana e outras empresas referências em inovações cosmecêuticas, lançaram produtos contendo o Adipo-Trap® e ele também é possível ser formulado em farmácias de manipulação. A concentração de uso ideal de 3 – 5%. O ideal é associar o Adipo-Trap® com a cafeína devido a sinergia que há em os dois componentes.
Boa tarde, a cafeína já sabia que é lipolitico, sobre o Adipo trap, só tinha, ouvido falar.