Várias são as causas desse que é um dos tratamentos estéticos mais difíceis de obter bons resultados. Pode ser de origem genética, ou étnica, momentânea ou já estabelecida. O fato é que quem tem problemas de bolsas e olheiras sabe o quanto é difícil de tratar.
Segundo o Dr. Rogério Ruiz, “a área ao redor dos olhos tem a pele muito fina, por isso demanda cuidados especiais.
Quando a região da pálpebra inferior se apresenta escurecida, o paciente fica com uma face pesada, com aspecto de cansaço que nem sempre mostra a realidade.
As olheiras podem ter como causa uma pele muito fina, musculatura ao redor dos olhos hipertrófica e ou problemas com a drenagem venosa. Qualquer uma dessas condições, únicas ou associadas, pode ter uma melhoria com produtos tópicos que melhorem a hidratação local, podendo estimular colágeno e diminuindo a congestão da musculatura.
Princípios ativos como lipossomas, silícios orgânicos, despigmentantes e vasculotrópicos são utilizados para esse fim, preferencialmente em serum ou creme, dependendo do manto hidrolipídico do paciente.
Massagens suaves na aplicação desses produtos também estimulam a drenagem linfática e venosa levando a melhoria visual da região.
Nos casos em que existe excesso de pele e insinuação de bolsas gordurosas nas pálpebras, tanto superiores quanto inferiores, o tratamento é cirúrgico. A cicatriz fica bem disfarçada mesmo em pacientes masculinos, e faz-se uma readequação da musculatura Periorbicular oculum, retirada das bolsas de gordura e da pele em excesso. O período de recuperação é variável, de acordo com a capacidade individual de cicatrização, porém leva ao redor de uma semana para a reabsorção dos hematomas e edemas.”
Quando se trata de cosméticos para área dos olhos sempre é bom levar em conta que a causa é um conjunto de problemas e da mesma forma é necessário um conjunto de ações para tratar o problema. A indústria de ativos cosméticos oferece uma gama de ativos para área dos olhos: Hidroxiprolisilane (silício orgânico), MDI Complex (hidratante), Eye Liss (vasculotrópico), Ácido Múcico(melhora a coloração), Ultraspheres de Retinol (estimula colágeno) e uma novidade é o Nanovetor Cafeína uma forma da cafeína nanoencapsulada (uma inovação comparado aos lipossomas) que estimula a circulação local auxiliando na drenagem e redução de bolsas e olheiras. A cafeína é muito utilizada topicamente para redução do inchaço nos olhos e olheiras e foi comprovado esse resultado após 4 semanas de aplicação, demonstrou também melhoras significativas na firmeza.
Agradeço pela valiosa contribuição ao assunto do:
Dr. Rogério de Oliveira Ruiz
Cirurgião Plástico Titular e Especialista pela SBCP
Mestrando em Ciências Farmacológicas pela UNISO
[…] Bolsas e olheiras segundo o Cirurgião Plástico Rogério Ruiz 0 Comment […]
[…] área ao redor dos olhos tem a pele muito fina, por isso demanda cuidados especiais. Leia mais Gostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. Publicado em Uncategorized por fdrsilvana. […]