Para abordarmos o tema sobre detoxificação vamos falar um pouco sobre toxinas e radicais livres. As toxinas, numa abordagem científica, são substâncias de origem biológica que provocam danos à saúde de um ser vivo, são produzidas por animais, plantas, bactérias e outros organismos. Os Radicais Livres são representados por uma molécula que possui um ou mais elétrons ímpares (não-pareados) em sua órbita externa. Altamente instável e por ter uma vida média muito curta (medida em microssegundos) busca parear-se a qualquer preço (paramagnetismo), retirando elétrons de moléculas estáveis. Os Radicais Livres são toxinas que causam modificações e ruptura das ligações entre as bases nitrogenadas, resultando em mutações, levando à senescência celular (ENVELHECIMENTO).
Têm íntima relação com mutação em gametas, causando diversas alterações cromossômicas, entre elas a síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21).
A ciência tem utilizado o potencial de destruição dos radicais livres através das células fagocíticas e citotóxicas para combater agentes estranhos e células tumorais (a própria radioterapia baseia-se na formação desses compostos através da ruptura de ligações covalentes).
A formação de RL’s ocorre continuamente no nosso organismo e as reações internas que os produzem incluem aquelas envolvidas na cadeia respiratória, na fagocitose (mecanismo de proteção contra agentes patogênicos), reações envolvendo ferro e outros metais de transição, exercícios físicos, entre outras. Também podem ser produzidos por fatores externos como a fumaça de cigarro, álcool, poluentes ambientais, radiação, luz ultravioleta, drogas pesticidas, alguns solventes industriais, entre outras. A ação dos RL’s produzem quatro tipos de lesões celulares: por ataque aos lipídeos insaturados, ácidos nucléicos, proteínas e enzimas e polissacarídeos.
Qualquer substância e técnica que retarda ou previne a deterioração, dano ou destruição provocados pela oxidação é a arma mais eficiente para deter os RL’s,
os tratamentos aplicados na área da estética estará sempre envolvido na necessidade de neutralizá-los e temos à disposição uma infinidade de ativos antioxidantes para combatê-los.
A Detoxificação é o processo utilizado para eliminação de substâncias consideradas tóxicas ao organismo. As principais vias de eliminação das toxinas são pela urina, fezes e suor. O processo de detoxificação é baseado em remover da dieta alimentar os alimentos e bebidas que normalmente possuem toxinas e os alergenos (peixes contaminados, glúten, álcool, leite de vaca, carne vermelha, açúcar e amendoim). Consumir uma dieta alimentar respeitando os horários, pois jejum prolongado prejudica o bom funcionamento do fígado, interferindo no processo de detoxificação. Também é importante oferecer aminoácidos e vitaminas essenciais para garantir o funcionamento deste órgão. A hidratação promove a eliminação dos produtos biotransformados possibilitando a eliminação mais eficiente dos compostos tóxicos que se tornam hidrossolúveis.
O melhor recurso para livrar a pele dos efeitos maléficos dos RL’s é aplicar a detoxificação com técnicas e ativos antioxidantes. Alguns bons exemplos de antioxidantes são as Vitaminas, Emblica, IDB-light, AntiOx, Coffeeskin® e o Ascorbosilane C.
A aplicação de um protocolo baseado nos princípios da detoxificação demonstrou um excelente resultado promovendo, como esperado, clareamento, revitalização, efeito lifting e no caso dos lábios, aumentou o volume. Para esse protocolo foi utilizado, higienização, um esfoliante com ação antioxidante, um creme hidro–nutritivo para auxiliar na massagem drenante, foi utilizado uma loção revitalizante com oligoelementos e antioxidante, para hidratar, uma máscara que atua nos canais de aquaporinas e para ocluir uma argila roxa diluída em água thermal com lavanda. Ufa!! Esse protocolo pode ser considerado a base para todos os tratamentos faciais, afinal os RL’s são os pivôs de todos os problemas de pele e os resultados pode ser observado nas fotos abaixo:
antes depois antes depois
Como todo tratamento estético é fundamental fazer a manutenção em casa, é o que chamamos de tratamento home care. Minha indicação de tratamento home care para complementar esse protocolo é utilizar a linha Symetria da Belvittà devido aos ativos antioxidante de ultíssima geração. Para o dia o Symetria Gel Creme Antienvelhecimento Day FPS 10 e também utilizar um protetor solar, para noite utilizar o Symetria Serum Antienvelhecimento Night e para área dos olhos o Symetria Serum Contorno dos Olhos. Lembrar sempre de um protetor solar adequado ao seu tipo de pele, é fundamental!
Fonte de consulta:
[…] possibilitando a eliminação mais eficiente dos compostos tóxicos que se tornam hidrossolúveis. Leia mais Gostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. Publicado em Uncategorized por fdrsilvana. […]