Matéria da Revista Negócio Estética
A Negócio Estética é uma revista voltada para o público da estética, aborda temas relacionados com estética, saúde e bem estar. Está no mercado a pouco tempo, mas tem conquistado um crescimento considerável. A oitava edição da revista tem como capa, a atriz global Giovanna Antonelli, em entrevista exclusiva a atriz fala sobre a GiOlaser, uma marca de franquias de clínicas de estética.
Nesta edição também, fala sobre Tratamento para pescoço e colo, onde eu, Silvana Oliveira, a Dra. Fernanda Sanches, Farmacêutica e empresária do grupo Biomarine/ Cosmobeauty e a Dra. Mônica Felici, Dermatologista, respondemos sobre o tema e como o profissional de estética pode atuar quando o assunto é pescoço e colo.
A matéria é de autoria da repórter Karina Francis e abaixo segue a conversa que tivemos sobre o assunto e o protocolo aplicado para as fotos:
Negócio Estética – Muitas vezes se descobre a idade de uma pessoa pela pele do pescoço e do colo. As pessoas focam muito nos tratamentos faciais. Como o profissional deve orientar seus pacientes sobre a importância de cuidar destas outras regiões?
Silvana Oliveira – É importante o profissional mostrar para o paciente que assim como a face, o colo e o pescoço, revelam os sinais do tempo e merecem cuidados especiais. Usar o mesmo creme utilizado na face nem sempre é o recomendável, afinal a pele tem as suas particularidades em cada região do nosso corpo.
No caso do pescoço a pele é mais fina do que a do rosto, com tendência a flacidez, ressecada e sensível. O colo é uma região que fica muito exposta ao sol apresentando hiperpigmentações, ressecamento, flacidez e rugas da mímica.
A pele do colo e pescoço possui menor quantidade de fibras colágenas e elásticas do que na face, possui mínima quantidade de glândulas sebáceas, por isso é muito seca, o que favorece o envelhecimento.
Na rotina diária o paciente pode usar o mesmo sabonete, esfoliante e protetor solar que utiliza na face, mas o hidratante e anti rugas deve atender as especificidades da área a ser tratada.
NV – Podem-se usar ácidos na região do pescoço e colo? Se sim, quais?
SO – Sim. Os ácidos também são bem vindos, mas assim como na face, eles devem ser usados com cautela, respeitando a espessura e sensibilidade da área a ser tratada.
Os ácidos que oferecem bons resultados são os Alfa-Hidroxiácidos (Ácido Fítico, Ácido Lático, Ácido Glicólico, Ácido Mandélico), Ácido Ferúlico, Ácido Elágico, Ácido Tranexámico e Ácido Kójico.
NV – A partir de qual idade devemos cuidar da pele do colo e do pescoço?
SO – Estabelecer uma idade é muito relativo afinal irá depender muito mais da fisiologia individual. Um bom indicador, que revela que é hora de começar a usar produtos preventivos é quando o aspecto da pele a apresenta desidratada, áspera, falta da capacidade de manter a hidratação e diminuição do turnover. Vale ressaltar que usar hidratante e protetor solar é um bom método preventivo e pode ser usado até em crianças.
NV – Quais os recursos preventivos que podem ser adotados para cuidar dessas regiões?
SO – Três pontos são importantes quando falamos de prevenção: Proteção, Hidratação e Antioxidantes. Lembrando que a pele nessa região possui aspecto muito seco e se faz necessário promover uma hidratação profunda, se houver flacidez e rugas, o hidratante deve conter ativos com ação firmante e descontratores de rugas. O uso dos antioxidantes é importante, pois combatem os grandes “vilões” responsáveis pelo aparecimento de manchas e rugas, os radicais livres. A ação neutralizante dos antioxidantes são capazes de reverter tanto a ação glicante responsável pela formação de rugas até o clareamento de manchas proveniente do fotoenvelhecimento.
NV – Em sua opinião, quais procedimentos que, em conjunto, são bastante eficazes?
SO – Atualmente temos muitos recursos, o profissional de estética tem a sua disposição a tecnologia de ativos e aparelhos que oferecem resultados surpreendentes. Hoje não precisamos traumatizar a pele para obter a permeação, temos ativos nanoencapsulados, os fatores de crescimento e os antiglicantes que são capazes de atuar no DNA e reverter processos que causam o envelhecimento, além disso, quando combinados com o uso de aparelhos de eletroterapia, entre eles a radiofrequência ou até mesmo o migroagulhamento é possível obter resultados bastante eficazes em pouco tempo.
NV – Quais os procedimentos que a esteticista pode fazer para melhorar a aparência da pele nessas áreas?
SO – Os procedimentos utilizados irão depender de como a pele se apresenta, se há a presença de manchas e flacidez, podemos intercalar o uso de peeling, eletroterapia ou microagulhamento e hidratação profunda, esses procedimentos são aplicados em sessões diferentes e alternadas. Se formos pensar no uso de ativos, podemos contar com os nanoencapsulados, como a Vitamina C, vital nesse tipo de tratamento, o Resveratrol, extraído da uva que é um potente antioxidante. Com esse potencial antioxidante temos também o Ácido Ferúlico, o Ácido Elágico, o AntiOx que também é um anti glicante fantástico. Não posso deixar de falar das aquaporinas, pois se tratando de hidratação profunda, ativos que atuam nos canais de aquaporinas como o AQP-3 acentua o transporte de água na derme para epiderme, um recurso fundamental para melhorar a aparência da pele nessa área. A esteticista deve recomendar o uso diário da Vitamina C nanoencapsulada, Resveratrol, os peptídeos (Hexapeptídeo, Syn Ake e Octapeptídeo) irão atuar nas rugas da mímica comum na área do colo e um filtro solar adequado ao tipo de pele.
PROTOCOLO
Tratamentos para pescoço e colo da Matéria da Revista Negócio Estética
1. Foi aplicado para higienizar o Puritá Emulsão Limpeza Esfoliante¬ da Medicatriz, aplica-se com movimentos circulares suaves e remove completamente o produto com água.
2. Na seqüência foi aplicado o esfoliante Genetic Peel Esfoliante Físico da Cosmobeauty, com movimentos circulares suave e removido completamente com água.
3. O Ácido Glicólico 10% da Samana, foi aplicado e após 10 minutos foi removido com água.
4. Depois a Água Thermal WNF de Alecrim pulverizada, afim de restabelecer o pH cutâneo e hidratar a área tratada. Neste caso, deixamos absorver o produto.
5. Aplicado o Gentic Peel Fluído Colo Pescoço foi utilizado o Aparelho da DGM o Liftron I na função Microcorrentes.
6. Antes de finalizar foi aplicada a Genetic Peel Máscara Colo e Pescoço em toda área tratada, após 20 minutos foi realizado uma massagem ativadora antes de remover a máscara.
7. Finalizando o processo foi aplicado o filtro solar Hydra Screen High Power 70 da Samana em toda área tratada.