O poder do Lúpulo no clareamento da pele
Em tempos de inovações tecnológicas, o diferencial é muito mais que um apelo de marketing. Ativos biotecnológicos, fatores de crescimento, e na estação da renovação, um Peeling de Cerveja pode ser muito atrativo. A proposta do Peeling de Cerveja é baseada na combinação do Ácido Retinóico, o Lipohidroxiácido e o WONDERLIGHT™ ativo capaz de bloquear a dendritogênese; a proliferação e diferenciação de melanócitos e a síntese de melanina. Nessa combinação, por conter o Ácido Retinóico, só pode ser aplicada por médicos.
O WONDERLIGHT™ é um flavonóide isolado do Humulus lupulus (lúpulo), daí o nome do Peeling “de Cerveja”, pois o lúpulo libera suas resinas de sabor amargo, dando à cerveja sabor característico.
O WONDERLIGHT™ diminui a dendritogênese responsável pelo espalhamento e aprofundamento da melanina, através do bloqueio da liberação de GM-CSF (Granulocyte Macrophage Colony Stimulating Factor), uma citocina mensageira emitida para produção de melanina.
Essa citocina é secretada em resposta a radiação UVA, UVB e em resposta mecânica a estímulos inflamatórios, contribuindo assim para a formação de lentigos e efélides (por aumento de radiação UV), hiperpigmentações pós-inflamatórias (acne, fricção) e melasmas (acentuados pela radiação UV).
A dendritogênese, é um mecanismo fisiológico onde ocorre o prolongamento dos dendritos, porção do melanócito parecidos com dedos da nossa mão que tem a função de depositar a melanina na pele. A medida que a pessoa sofre muita exposição solar aumenta a necessidade de proliferação da melanina e conseqüentemente o prolongamento dos dendritos com o objetivo de espalhar a deposição de melanina na pele.
Esse processo ocorre através de citocinas como a endotelina – 1 , IL – 1 , IL-6 e GM–CSF sinalizadas pelos queratinócitos que aumentam a proliferação e comprimento dos dendritos dos melanócitos.
O WONDERLIGHT™ atua inibindo essa comunicação queratinócito/ melanócito, atua também diretamente no melanócito promovendo um bloqueio da transcrição gênica envolvida na melanogênese, desta forma, além de combater a dentritogênese bloqueando a duplicação dos melanócitos e prolongamento dos seus dendritos, evita o espalhamento e aprofundamento da melanina e previne a formação de hipercromias pós-inflamatórias.
Dois ensaios clínicos realizados em voluntárias asiáticas com desordens pigmentares (lentigos, efélides, melasma, hiperpigmentação pós-inflamatória) confirmaram a redução da atividade melanogênica com o uso de 3% de Wonderlight ™ nessas lesões, cerca de 2 meses de uso diário.
Com base em todos os benefícios citados e demonstrados em estudos é possível compor fórmulas despigmentantes associando o WONDERLIGHT™ na concentração que varia de 3% a 5% para uso diário em cremes, loções e fluídos com ação clareadora, tratamento de sardas, manchas senis, prevenção da hiperpigmentação pós-inflamatória (pós-laser, pós-peeling, acne, etc.) e prevenção da recidiva da mancha.
Esse ativo é da Sederma, uma empresa francesa e é distribuído no Brasil pela PharmaSpecial, uma empresa especializada em matérias-primas farmacêuticas e dermocosméticas.
Informações sobre onde encontrar farmácias que manipulam esse ativo no site da PharmaSpecial.