A pele lipídica ou oleosa é aquela com maior produção de óleo, óstios dilatados, brilhante, espessa, aspecto grosseiro e presença de comedões. Para uma pele oleosa, higienizar e tonificar adequadamente pode evitar muitos problemas. Com esse simples ato é possível evitar que desencadeie reações que vão desde aumentar a oleosidade até a ocorrência de acne.
Outro passo de suma importância é tonificar, pois o tônico vai equilibrar o pH cutâneo evitando a proliferação de bactéria, além de complementar a remoção dos resíduos da pele.
Existe um mito de que hidratar a pele oleosa “dá acne”.
Na verdade quando hidratamos a pele, equilibramos o manto-hidrolilpídico que é composto de uma porção lipídica (óleo) e uma porção hídrica (água). Ao utilizarmos um hidratante adequado para pele oleosa, ajudamos a pele a restabelecer as suas funções orgânicas comprometidas durante o dia e desta forma a pele estará apta para exercer suas funções sem necessitar produzir tanto óleo.
Para higienizar
1. Antes de aplicar o demaquilante para remover as impurezas e maquiagem, favorecendo a higienização.
2. Aplicar o sabonete líquido em toda face, colo e pescoço e massagear com movimentos circulares suaves, enxaguar na água fria e secar a pele.
Para tonificar
3. Com a pele seca, borrifar o tônico e massagear até total absorção, não remover.
Para hidratar e regenerar
4. Aplicar uma pequena quantidade do hidratante em toda face, colo e pescoço, com movimentos suaves, massagear até total absorção. Não remover.
5. Este passo é no caso de uma pele com oleosidade excessiva. Aplique o gel secativo.